A Competição SAE BRASIL AeroDesign é destinada a estudantes de graduação em Engenharia, Física e Tecnologia relacionadas à “mobilidade” (Aeronáutica, Automobilística, Mecânica, Controle e Automação, Produção, Elétrica, Eletrônica, Eletrotécnica, Materiais, Física, Mecatrônica-Robótica, Metalúrgica e Naval), que deverão conceber, projetar, fabricar e testar uma aeronave rádio-controlada cargueira. A Competição SAE BRASIL AeroDesign é composta por três categorias distintas: Regular, Aberta e Micro, com requisitos específicos aplicáveis à cada uma destas.
Em sua 14ª Edição, que ocorreu de 1 a 4 de novembro de 2012, em São José dos Campos, SP, a competição aeronáutica contou com a participação de 98 equipes, sendo 6 delas estrangeiras: 1 do Canadá, 1 dos EUA, 3 do México e 1 da Venezuela. As avaliações e classificação das equipes são realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, onde os projetos são avaliados comparativamente por engenheiros da indústria aeronáutica, com base na concepção e desempenho dos projetos.
São consideradas, para efeito de pontuação, a carga paga transportada e a eficiência estrutural da aeronave (razão entre a carga transportada e o peso da aeronave vazia).
Desta forma, um projeto Aerodesign torna-se multidisciplinar e pode ser dividido em várias áreas, as quais costumam proporcionar grande intercâmbio de informação entre elas, e representam partes de um projeto aeronáutico real, tais como:Aerodinâmica: Estudo do escoamento de ar através da aeronave e de suas superfícies sustentadoras. A análise aerodinâmica busca obter os coeficientes de cada perfil e superfície para aperfeiçoá-los com a finalidade de maximizar o desempenho da aeronave (menos arrasto, mais sustentação, etc). Utiliza métodos presentes em literatura especializada e softwares próprios para cada tipo de análise.
Desempenho: As apreciações do comportamento da aeronave durante cada etapa do voo, desde a decolagem até o pouso, objetivam mensurar - a partir dos coeficientes determinados no tópico de Aerodinâmica - a carga máxima que a aeronave transportará, a distância de decolagem e pouso necessária, raio de curva, teto de voo, entre outros. Se algum destes comportamentos não estiver condizente com o regulamento ou caso tenha potencial eminente de melhoria, a equipe buscará corrigir o problema para obter a máxima pontuação possível.
Desenho e Fabricação: Aqui, são concebidos os desenhos e a modelagem de todas as peças utilizadas na aeronave, bem como estudos dos meios de fabricação e montagem. Com as dimensões e características definidas, todas as peças da aeronave são modeladas através de um software de CAD. Simultaneamente, são realizadas análises das etapas de fabricação para que as estruturas das aeronaves sejam construídas para ensaios, montagem de protótipos e aeronaves oficiais.
Projeto Elétrico: Visa reduzir ao máximo o peso dos sistemas elétricos sem comprometer a segurança da aeronave como, por exemplo, dimensionando extensões, atuadores e a bateria utilizada. O desenvolvimento da telemetria, com seus sensores e algoritmos, também está inserido no projeto elétrico.
Estabilidade e Controle: Verifica se a aeronave é naturalmente estável e facilmente controlável pelo piloto. Utiliza diversos métodos descritos na literatura especializada para a estimativa de como a aeronave se comportaria caso fosse submetida a uma condição adversa e como esta se estabiliza. Também dimensiona as superfícies de controle para que a aeronave seja controlável em qualquer condição de voo.
Estruturas: Dimensiona as estruturas da aeronave para resistir aos carregamentos presentes durante o voo. Utiliza métodos presentes na literatura específica e softwares de análise pelo método dos elementos finitos para dimensionar os componentes estruturais da aeronave, garantindo que resistirão a todos os esforços ao quais serão submetidos e visando o menor peso possível. Com os componentes dimensionados, são realizados ensaios para validação das análises.
Além do projeto propriamente dito, a equipe se preocupa com o gerenciamento das tarefas entre os membros, administração dos recursos disponíveis, marketing e busca de novos patrocínios, logística para a competição, seleção e treinamento de novos integrantes. Proporcionando, assim, experiência e conhecimento muito além do que é aprendido em sala de aula para os membros que participarem ativamente do Aerodesign.